Pesquisar este blog

Por isso esse blog possui esse nome... Jigoku No Sora,
o Teto do Inferno

"Esse eu insensato, que tem tão pouca chance de salvação, é totalmente incapaz de resistir a desejos intensos e comprometimentos, a essa sucessão de dias e noites, inegavelmente reais, passada sob o constante tormento das ilusões monstruosas; isso é o inferno." - Hiroyuki Itsuki

Translate

15 de janeiro de 2009

Tatuagem

Faz tempo que este tema está na minha cabeça para escrever, mas sempre encontrava algo que entrava na frente. Como estou traduzindo um texto de Shan Tao para postar aqui e está tomando um certo tempo, resolvi então encarar este assunto, já que divide a opinião de vários professores de Dharma e monges conhecidos.

Afinal qual o mal da tatuagem? Não sei!

Um amigo afirma em seu site que não é uma prática boa para o ser humano pois reforça o ego e sendo ele um monge Zen vou tomar sua palavra como a da Escola Soto Zen. Uma vez em conversa com a Lama Tsering ela me disse que o Budismo Tibetano também vê a tatuagem com certo receio, pois segundo ela, tatuar símbolos religiosos seria um desrespeito às deidades, uma vez que elas são representadas por suas imagens e deitaríamos em cima delas ou coçaríamos ou mesmo bateríamos em tais imagens.  Mas tirando isso, ela sempre dizia que o que você vê não impede sua Iluminação.

Andei dando uma busca pela Internet sobre o assunto há alguns anos e vi que em Burma e na Tailândia, a tatuagem é uma prática comum entre os monges theravadin, incluindo tatuagens de sutras inteiros, mandalas e templos. Inclusive vários monges são tatuadores nestes países e somente tatuam outros monges.  Na Tailândia os lutadores de muay thai também são tatuados pelos monges, por acreditarem que receberão uma força sobre-humana advinda das imagens e sutras

É fato que a tatuagem em seus primórdios nas ilhas da polinésia tinham fundo religioso e social e creio que este aspecto se perpetuou até os dias de hoje. Embora vejamos tatuagens muito mal feitas por aí e desenhos bobos, existe ainda um grande contingente que as usam por motivos de fé ou de afirmação social. 

Existe alguns outros, como eu, que usam porque acham muito bonito e veem (já usando a nova ortografia do português!!!) como uma obra de arte.  Mas no meu caso, confesso que fiquei com as palavras de Tsering-la em minha cabeça e nunca consegui tatuar uma deidade ou um símbolo que a representasse, seja um Bodhisatva, um Heruka ou um Buddha, porque compartilho, de certa forma, esta visão de que a imagem reflete a deidade em si.

Se falarmos sobre o reforço do ego existem tantas outras coisas mais fortes que do que uma tattoo.  A maneira de se portar, de se expressar, as atitudes sociais, a fala incorreta, a mentira, a indiferença. Pelo menos a tattoo, na maioria das pessoas é algo íntimo, que fica embaixo da roupa, quase sempre escondida e só é vista por pessoas próximas em um momento de intimidade ou em uma piscina ou praia.  Por outro lado, existem atitudes do cotidiano que são muito mais explícitas que uma tattoo e são descaradas ou mesmo arremeçadas pelas pessoas ao seu próximo.  Desta maneira, creio que uma tattoo até pode reforçar o ego em algumas situações, mas por uma visão terrapuriana, eu diria que dos males o menor!

Então deixem eu manifestar meu ego agora... rs.... eu tenho 3 tattoos e vou fazer mais uma que representarão as 4 propriedades elementares do corpo e da mente (dhatu) segundo o Buddhismo: 1) Garuda sentado em um phurba - elemento Fogo (calor) - meia manga no braço esquerdo; 2) Leão das Neves - elemento Terra (solidez) - meia manga no braço direito; 3) Dragão - elemento Água (liquidez) - metade superior das costas; 4) Tigre  - elemento Ar (energia) - outra metade das costas, só que essa ainda não fiz.

Mas................................. antes de alguém ler isso aqui e sair por aí falando que o Budismo apóia quem faz tatuagem ou algum adolescente resolver se converter ao Budismo por isso, que fique claro: O BUDISMO NÃO APOIA NADA DISSO!!! ELE NÃO SE MANIFESTA A RESPEITO DISSO POIS NÃO HÁ REFERÊNCIA SOBRE ISSO NOS SUTRAS!!!! Então, não me usem como desculpa. OK?

Ah! Tatuagem dói, sim e é para sempre!

Abraços



7 comentários:

  1. Pois é Mau, aqui vou eu dar uns pitacos...

    Primeiro nunca parei para pensar sobre, meu objeto de desejo não passa por ai...e depois tenho horror a dor fisica, já basta aquelas que a vida nos dá através das doenças, em alguns momentos de nossa existência, além das dores psiquicas que ninguém escapa em algum grau...

    mas ...o que achei interessante foi esse teu dito ..." Pelo menos a tattoo, na maioria das pessoas é algo íntimo,..." o que concordo em genero, n. e grau, e por ser algo intimo, essa
    escolha e suas consequencias ( se um dia não quisermos mais ver essas tais " marcas"...) só
    cabe ao " dono" do desejo, fazer e arcar com tudo que possa advir disso, tanto em prazeres e dores momentaneas como vindouras, vai se saber....rs.

    sei não....acho tudo isso uma questão de foro intimo e fiquei cá a me perguntar, como ficam as mentes dos mais "influenciaveis"...adolescentes em formação...adeptos da ultima moda, ou sei lá mais o que...é dá pra pensar muito....

    gasshô

    ana

    ResponderExcluir
  2. po minha querida Ana... seus comentários são sempre muuuuiiittttoooo bem-vindos e levado muito em consideração. Pf, continue postando. Sobre a influencia, tb concordo com vc, mas a tattoo marca a vida, como todas as outras ações... algumas aparecem na nossa pele, outras aparecem na pele dos outros.... Não sei pq escrevi sobre isso, mas sempre me dá um clique na cabeça e aí ponho aqui. Depois que escrevi quase apaguei, achei que era besteira, mas esse assunto estava me martelando há tanto tempo que tinha que por no "papel". Um beijão e obrigado pela audiência.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem comentado...concordo com voce...gassho

    ResponderExcluir
  4. Mau,

    gostei do po..............rs....mas o que quis dizer e não o disse, é que vc de certa forma
    é um homem publico, e vc sabe disso...dai a questão do influenciar ou não...ou melhor como dizem os marketeiros..." formadores de opinião"
    acho que meu comentário passa um pouco por ai...da nossa responsabilidade etc...e tals...

    e olhe que fiquei só na superficie...tenho quase certeza que esse assunto pode render bastante...mas como disse...não é meu objeto de desejo, não me traz conflitos, nem apego ou aversão...rs.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post!!

    Estava a procurar algo a cerca do assunto e seu post foi muito interessante... Acho que a intenção com que se faz a tatuagem define se é bom ou ruim em faze-la.. de todo modo me fez pensar e refletir sobre o assunto.. sou Budista e queria encontrar algo sobre este assunto para refletir melhor em fazer ou nao alguma tatuagem... afinal toda ação terá uma reação..

    ResponderExcluir
  6. Creio que a tatuagem é um ótimo meio da pessoa demonstrar o que sente isso quando se faz levando a sério, e respeitando a verdadeira filosofia da tatuagem, nada a ver fazer uma, vc nasce com uma pele a segunda, vc que escolhe, essa que é a verdade, PONTO.

    ResponderExcluir
  7. Monge Hondaku, mal entendo de budismo, mas minha posição coincide com a sua em gênero, número e grau....exceto por um pequeno detalhe: as minhas 3 tattoos não são visualizadas apenas em momentos de intimidade ou na praia! Aprecio tattoos bem feitas, inclusive já pensei em tatuar tanto o leão como o tigre, 2 animais belíssimos que correspondem aos meus signos...mas ainda estou maturando a idéia, visto ser o tipo de desenho que fica bonito em escala maior, leãozinho-mini fica parecendo o Rei Leão...rs...

    ResponderExcluir