Pesquisar este blog

Por isso esse blog possui esse nome... Jigoku No Sora,
o Teto do Inferno

"Esse eu insensato, que tem tão pouca chance de salvação, é totalmente incapaz de resistir a desejos intensos e comprometimentos, a essa sucessão de dias e noites, inegavelmente reais, passada sob o constante tormento das ilusões monstruosas; isso é o inferno." - Hiroyuki Itsuki

Translate

7 de janeiro de 2009

Desafio: Seja Gentil Por Um Dia

Feliz 2009 a todos! Sei que faz tempo que não escrevo, mas o trabalho nos últimos meses, associado com férias me manteve longe das listas e deste blog.  Espero que todos tenham tido uma passagem de ano tranquila e que as "promessas" (nunca cumpridas e nem lembradas) de Ano Novo tenham sido escritas e pronunciadas. 

2009 será o Ano do Boi! Ano de prosperidade: material e espiritual. Portanto, preparem-se!!!

Do lado material, só posso dizer uma coisa: trabalhem e joguem na Mega-sena - são os dois únicos jeitos de ganhar dinheiro de maneira honesta.

Já no lado espiritual, o desafio é maior ainda, porque no primeiro caso depende-se de sorte ou de competência, e já neste, depende-se de disciplina e transformação interior. Para começar, gostaria de sugerir um exercício para meus leitores.... Seja gentil com absolutamente TODOS por um único dia - e reflita sobre isso.

Digo isso pois tive uma experiência deste tipo e vi que com uma pequena atitude, podemos melhorar a vida das pessoas que nos rodeiam, conhecidas ou não, por um pequeno instante e ainda influenciar o resto de nosso dia, com uma bela descarga de endorfina.  Ok, ok... a primeira vista, trata-se de algo egocêntrico - vou fazer o bem para me sentir bem - mas e daí? Pelo menos estamos treinando para fazer o bem de maneira descompromissada, melhor do que não fazer nada, como nos é de costume.

Como fazer? Muito simples.... comece seu dia com "bom dias": para quem mora com você, para o faxineiro do prédio, para o guardador de carros (por mais que odiemos o tipo), para as recepcionistas do trabalho, para os desconhecidos no elevador.  Você vai ficar pasmo com a reação das pessoas, muitas delas não sabem receber um agrado verbal.

Depois, faça um elogio as pessoas do trabalho: "poxa, mudou o cabelo?", "que roupa bonita", "cara, que gravata legal! De que loja é?", "nossa, você está sorridente!", ou ainda, "Por que você está triste?", "Posso lhe ajudar a carregar essas caixas?". Seja gentil, com cada pessoa que cruze seu caminho, com cada pessoa que passar por você. Senão com palavras, com sorrisos ou com gestos amigáveis.

Se estiver numa situação tensa de uma reunião de trabalho, ou com um paciente mais complicado ou ainda resolvendo uma questão que envolve uma outra parte mais agressiva, conte até 1000 e continue sendo agradável... você verá que seu interlocutor vai ficar sem ação.

Por outro lado, você irá experimentar a reciprocidade em alguns casos, a falsidade em outros e a total ignorância em mais tantos, mas aqueles que lhe derem reciprocidade, lhe fornecerá combustível e bom humor para lidar com os outros.

Depois de fazer isso por um único dia, deite na sua cama antes de dormir e medite ou reflita sobre cada reação de cada pessoa e depois sobre como tais reações atingiram você e quais foram as sensações que lhe proporcionaram.

No fim você entenderá sobre um pouco mais sobre egoísmo e como as pessoas refletem em desconhecidos ou mesmo pessoas próximas suas frustrações ou seus personagens interiores. Com o tempo você irá perceber que mesmo em situações difíceis e em debates acalorados, a educação, a ética e a gentileza pode imperar sem comprometer opiniões ou objetivos. Apenas iremos entender que nos é mais gratificante emocional e fisicamente sermos gentis, mesmo que tenhamos um objetivo mais egóico por detrás.  Mas, como disse, e daí? Fazemos tantas coisas egóicas durante nosso dia sem beneficiar ninguém, pelo menos com esse exercício que proponho, muitas pessoas irão, ao menos, receber um sorriso acalorado em um dia nublado.

Gostaria de saber os resultados de quem executar esse exercício em privado ou nos comentários deste blog.

Namo Amida Butsu

2 comentários:

  1. Desafio aceito...hehehe

    tentando novamente, num dia de 24horas, creio que 6 horas dá um certo consolo....

    mas, porém, todavia, eu ainda acho que o desafio pode ir além...é ser
    gentil com aqueles que não temos vinculos fortes e diários. Aquelas pessoas que cruzam nosso caminho no vapvup...e nunca sabemos se vamos encontra-lás na proxima esquina, ou nunca mais.

    enfim o desafio-exercicio promete...como tenho uma grande rotatividade de pessoas que passam por mim no dia a dia, pode ser mais fácil, como também pode ser mais dificil...mas creio que, em a proposta aceita e posta em prática é não perder de vista o foco, não importa quem venha e o que traga...

    gasshô

    ana

    ResponderExcluir
  2. oi Ana, mas o grande desafio é ser gentil com quem vc não conhece ou mesmo ignora... boa prática e depois me conte como foi. Namo Amida Butsu

    ResponderExcluir