Pesquisar este blog

Por isso esse blog possui esse nome... Jigoku No Sora,
o Teto do Inferno

"Esse eu insensato, que tem tão pouca chance de salvação, é totalmente incapaz de resistir a desejos intensos e comprometimentos, a essa sucessão de dias e noites, inegavelmente reais, passada sob o constante tormento das ilusões monstruosas; isso é o inferno." - Hiroyuki Itsuki

Translate

12 de abril de 2012

Aborto do Anencéfalos e a Corrupção no Brasil


Assunto delicado mas em pauta esta semana pelo país: o aborto de fetos anencefálicos. Não podemos de maneira alguma colocar todas as visões religiosas em uma mesma cesta. Não podemos atribuir a todas as denominações espirituais as mesmas opiniões. Se uma parte dos cristãos é contra tal ato, o Budismo em si, não se estrutura para condená-lo.

Ora por que? Pelo fato de que o cerne de nossa religião é a Lei da Causa e do Efeito e só isso já seria o suficiente para dizer que CADA UM É DONO DA SUA VIDA e faz com ela o que bem entender, pois o resultado de suas ações irá recair sobre ela própria. Ou seja, ninguém gera karma para ninguém, só para si próprio e na mesma direção, ninguém extingue karma para outrém além de si. Então, não cabe a uma denominação religiosa tentar legislar em causa alheia, cabe a uma religião o simples fato de orientar e não tentar inescrupulosamente ingerir nas leis de um país laico. O máximo que pode fazer é emitir uma opinião, de preferência bem embasada, ao seus fiéis em um âmbito aberto a debates e discussões.

Se a própria medicina define que a vida depende da presença da atividade cerebral, quando o elemento principal desta definição, o cérebro, não existe, então não há vida. E estou usando a ciência para definir isso pois nenhuma religião pode afirmar se isso é verdade ou não, absolutamente nenhuma e como disse Sua Santidade, o Dalai Lama: "O Budismo deve ficar atento às pesquisas científicas, pois se a ciência descobrir algo que vá contra os princípios budistas, o Budismo terá que mudar". Logo, é nisso que temos que nos basear, pois jogar dogmas em cima desta discussão nada mais é que levantar uma cortina de fumaça para tentar esconder a lógica e a seriedade do assunto.

Bem, só o citado acima já seria suficiente porém no caso específico dos "anencefálicos" temos ainda o viés da dor, do sofrimento, da angustia e da ansiedade da mãe principalmente e de outros entes queridos por esta. Para nós budistas se tivéssemos que definir o Budismo em uma única frase, supostamente seria: "a religião que tem como objetivo cessar o sofrimento dos seres sencientes". Iluminação, paz da mente, compaixão é tudo consequência direta do objetivo escrito. Então, sofrimento supõe consciência, pensamento.

"Seres SENCIENTES" eu disse.... aqueles que sentem e sentir depende de um sistema nervoso, logo em uma ação destas, o único ser que vai sentir é a mãe, o único ser que vai carregar um fardo angustiante para o resto da vida é a mãe, pois terá que enterrar um filho praticamente nati-morto. Terá que passar por toda a gravidez sabendo que os 9 meses de gestação serão em vão e que terá que carregar o resultado desses meses para o resto da vida, dando nome para o feto ser registrado tanto na certidão de nascimento como na de óbito que serão praticamente expedidas simultaneamente. Resultado de carregar um caixão minúsulo debaixo dos braços e vê-lo descer à sepultura. Realizar os ritos fúnebres no dia, 7 e 30 dias depois... ora ora ora... o que é isso? Onde está nossa compaixão? Para que??? Para que destroçar o coração de uma mãe que poderia sair mais fortalecido para então gerar um ser completo na próxima gestação? Um ser completo que este sim traria alento a toda a família, brontando a alegria que toda criança traz.

A cada manifestação religiosa que vejo contra o ato de abortar fetos anecefálicos, sinceramente penso que muitos líderes religiosos não estão preocupados com o bem estar de seus seguidores, estão apenas preocupados em manter pilares instáveis de estruturas abaladas, cimentadas pelo sofrimento humano. Lamentável.

Ah! Por que citei a corrupção de nosso país no título? Ora, porque não vejo esses líderes se manifestarem com a mesma veemência contra essa vergonha que nos assola há tanto tempo. Se gastássemos nosso tempo nos indignando com a corrupção corrente no país que faz com que dinheiro de educação e saúde escorra aos baldes pela latrina política brasileira, seríamos, sem dúvida, um país sério!

Namo Amida Butsu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário