Pesquisar este blog

Por isso esse blog possui esse nome... Jigoku No Sora,
o Teto do Inferno

"Esse eu insensato, que tem tão pouca chance de salvação, é totalmente incapaz de resistir a desejos intensos e comprometimentos, a essa sucessão de dias e noites, inegavelmente reais, passada sob o constante tormento das ilusões monstruosas; isso é o inferno." - Hiroyuki Itsuki

Translate

11 de setembro de 2008

Acelerando o passado

Ontem iniciaram-se as pesquisas com o maior acelerador de partículas do mundo LHC (Grande Colisor de Hádrons) , na tentativa de se recriar as condições que geraram o Big Bang com o intuito de buscar novas respostas para perguntas tais como "de onde viemos", "como surgiu o universo", "para onde vamos".  Sou um entusiasta da ciência e recebi essa notícia com grande ansiedade, pois há anos acompanho a construção desse invento.  Acho que a humanidade deu um grande salto.

Lembrei então do Cula-Malunkyova Sutra no qual Buda recusa-se a responder a Malunkyaputra sobre questões metafísicas que ele colocava, cuja algumas delas poderão ser respondidas pelo acelerador de partículas. Sem dúvida o LHC é de grande valia para a ciência e creio estar mais do que na hora de termos respostas contundentes sobre a origem da vida. É claro que o impacto de tais notícias poderão ter um efeito dominó em muitas crenças religiosas, em especial aquelas que crêem em um demiurgo , um criador do universo e da vida. Contudo, tais respostas terão muito pouco ou nenhum impacto no Budismo e em seus valores primordiais, tão pouco em sua doutrina.

Se lermos o Sutra citado acima podemos ter uma clara idéia do que estou dizendo, porque Buda mostra que não precisamos de tais respostas para termos uma vida espiritualizada ou sermos compassivos ou, ainda, buscarmos a Iluminação.  Não precisamos saber de onde viemos, pois aqui já estamos, como também não precisamos saber para onde vamos, pois lá ainda estamos longe de chegar. Precisamos sempre viver o presente, o momento atual. Como diz o Sutra, não precisamos saber o nome ou a linhagem daquele que atira a flecha, precisamos tirá-la de nosso corpo o quanto antes. Não precisamos saber a origem do veneno, precisamos ministrar o antídoto antes que seja tarde demais.

Com isso pergunto: precisamos morrer para renacermos melhor? Precisamos de outra vida para nos tornarmos melhores seres humanos? Ora, o que garante que voltaremos como seres humanos em nossa próxima vida? E se virarmos uma ameba? Ou um coral? Ou um bicho-preguiça? Isso não está no nosso controle, está no nosso karma, então por que esperar? Por que jogar dados com o karma?

No Budismo tibetano se diz que a morte é feita do mesmo tecido do sono, assim, sejamos melhores hoje porque renascemos a cada dia. Todas as noites "morremos" e renascemos na manhã seguinte, logo temos a chance de melhorar a cada dia, pois enquanto renascemos a cada nascer do sol, temos a certeza que ainda somos humanos e essa é nossa grande chance. Lembre-se que Buda dizia que renascer como humano é algo muito difícil e precioso, então estamos aqui porque nosso karma permitiu e não podemos disperdiçar essa condição.

Esqueçamos o passado, pois ele é imutável. O futuro ainda está em construção. Desta maneira, só nos resta parte do controle do presente, com ou sem acelerador de partículas.

Namo Amida Butsu

2 comentários:

  1. Sim... o passado e o futuro são o presente. Nesse, a ciência e a espiritualidade devem caminhar juntas, tanto quanto formos capazes, aqui e agora. Sempre.

    http://budismonobrasil.blogspot.com/2008/08/budismo-no-brasil-para-o-sc-xxi.html

    Fraternalmente, no Dharma.

    ResponderExcluir
  2. Eis um link sobre isso:
    http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3204779-EI300,00.html

    ResponderExcluir