Nossa, tomei um susto, quase 2 anos sem postar aqui. Me parecia alguns meses, 1 ano no máximo, mas 2 anos é muito tempo. Isso mostra o quanto me desmotivei e terminei sendo consumido pelo dia-a-dia e porque não, até me afastando das minhas práticas como deveriam ser.
Mas nas útimas semanas muita coisa relacionada ao Dharma aconteceu em minha vida e creio que me deu um novo ânimo. Nesta semana, pelo 12o. ano consecutivo fui dar aulas de Budismo para as crianças do atelier de artes da
Escola Viva, na aula de religião comparada que eles tem como atividade opcional e como todo ano de 50 crianças ouvi de 2 ou 3 a pergunta: "como faço para me tornar budista?". Sinal que consigo ainda passar a essência de nossa religião para os pequenos. Fato interessante também é ver o interesse de muitos pais e mães presentes. Semana que vem faremos uma visita ao
Honpa Hongwanji, ponto alto de nossas aulas.
Ontem se encerraram as visitas de Sua Santidade, o Dalai Lama a São Paulo. Impecável como sempre, a visita foi muito produtiva e é sempre muito bom ouvir Sua Santidade, principalmente quando fala das práticas budistas e da inserção de tais práticas na vida diária. Encontrei vários amigos que no fim só nos vemos em eventos deste tipo e foi gratificante ver antigos alunos que tomaram rumos próprios e se acharam em diferentes escolas e centros de Dharma.
Mas a semana não foi somente de regojizo e alegria, terminou também com a triste notícia do fim das atividades do
Dharmanet. dito o maior portal de informações budistas na internet. Tendo ajudado a construi-lo há mais de 10 anos, fica a tristeza de sua desativação, contudo os motivos que o webmaster levou a faze-lo é sem dúvida uma oportunidade para reflexão, usando suas próprias palavras "
É importante que os praticantes busquem os ensinamentos de seus amigos
espirituais, de seus professores, ao invés de tomarem buscarem refúgio
na Internet. Talvez isto ajude a diminuir o número de falsos mestres; de
falsas comunidades budistas; e o sectarismo velado que infelizmente
permeia muitos centros budistas brasileiros." Conversaremos mais sobre esse evento em um post específico.
Bom, creio que passo agora por um período de renovação. Estarei mais presente neste Teto do Inferno que habitamos, dividindo com vcs alguns pensamentos e opiniões.
Namo Amida Butsu!