Lendo o recém lançado livro de Gyomay Kubose, O Centro Dentro De Nós, pelas Edições Nalanda é um oásis de sabedoria simples e direta como os ensinamentos Terra Pura o são. Linguagem muito simples, muito direta, como dita por um amigo, por um bom companheiro, por um aliado de caminho.
Em um dos textos, sensei Kubose diz que conhecimento sem objetivo é uma tremenda perda de tempo; conhecimento sem prática não serve para nada. Adicionaria que conhecimento sem prática só serve para encher a prateleira de livros e citando sensei Gustavo Pinto, "quem mais devora livros são as traças".
Vejo e me incluo na imensa guilda budista ocidental que busca "conhecimento", "mestres realizados", "provas irrefutáveis da Verdade", ou ainda que citam escrituras como tabuada tomada por nossos pais e professores.
Ora, ora... pratiquemos, coloquemos em marcha o pouquinho que aprendemos, porque o conhecimento de Buda é muito maior que nossa compreensão limitada. Aprendamos um pouco e este pouco seja internalizado e posto em prática para que não acumule poeira na estante.
"O Budismo é a vida de todos os dias."
Namo Amida Butsu!
Por isso esse blog possui esse nome... Jigoku No Sora,
o Teto do Inferno
"Esse eu insensato, que tem tão pouca chance de salvação, é totalmente incapaz de resistir a desejos intensos e comprometimentos, a essa sucessão de dias e noites, inegavelmente reais, passada sob o constante tormento das ilusões monstruosas; isso é o inferno." - Hiroyuki Itsuki